domingo, maio 10, 2009

Trabalho de equipe


Conquistar uma pole position aqui em Indinápolis não é apenas difícil, mas estressante. O treino dura seis horas. Durante esse tempo o clima muda, o vento aumenta, as nuvens permitem aumento de temperatura em alguns trechos da pista, a longa faixa de 4 quilometros de extensão.


Não adianta, portanto, ter um carro bem acertado se o piloto sair pra pista na hora errada. E ainda tem o procedimento de colocar o carro na fila pra fazer a tentativa de classificação. Sim, uma fila. E com inspeção específica, portanto a equipe tem de decidir que vai pra pista e ainda contar com o tempo da "burocracia" até ter a permissão de começar a classificar.


Quanto Helio Castroneves e a equipe Penske decidiram que era hora de tentar a pole, eles sabiam que teriam ainda mais uma hora e meia de pista livre pra que outros pilotos ainda tentassem melhorar o tempo dele. Contaram que os ventos atrapalhariam alguns e que a luta entre aqueles que queriam simplesmente um lugar entre os onze primeiros, iria complicar a vida de quem queria a Pole. Deu certo. Helio acelerou a mais de 225 mph na primeira volta válida e depois travou os dentes pra ficar perto disso nas outros tres. ..E ainda teve de esperar uma hora e mais pra comemorar sua terceira Pole position em Indianápolis.


Além dos mecanicos, do chefe de equipe e estrategista Tim Cindric, os metereologistas da equipe estão de Parabéns. Afinal diante da ventania de rajada, do entra e sai de nuvens e da temperatura que variou até cinco graus ao longo da tarde a hora certa de acelerar e o acerto perfeito para aquela hora, não é mesmo trabalho de um só. Sorte do Helio de ter um time como esse do lado.