sexta-feira, maio 08, 2009

Detalhes



A Indy tem as mesmas regras para contrução e operação dos chassis há pelo menos cinco anos. Nesse tempo um fornecedor prevaleceu e os outros sairam da briga. A italiana Dallara hoje é a única fornecedora dos carros da categoria o que ajuda muito na contenção dos gastos.

Na hora de preparar os carros essa crise financeira e o forncedor único ajudam a restringir ainda mais o trabalho das equipes. Se por um lado o brilho inventivo fica mais restrito, por outro é a garantia de grids bem competitivos.

Na Indy o que resta pra trabalhar são detalhes aerodinamicos dos carros, junto com materiais e perfis dos braços de suspensão. Até a distancia entre eixos deixou de ser livre, sendo travada a qui em Indianápolis em 122 polegadas pra todo mundo.

Reparem nessas pontas de asas. A Dallara fabrica e fornece apenas um tipo e as equipes investem em tunel de vento pra desenvolver suas soluções. Fiz estas fotos pra ilustrar. Reparem na foto da direita a asa preta original e a da esquerda a criação da equipe Chip Ganassi sendo instalada no carro do campeão Scott Dixon. A diferença na pista pode ser mínima, mas como as velocidades são altas e as corridas longas.....é a tal economia de escala, ganha-se na quantidade. Dixon foi o quarto mais rápido ontem aqui em Indianápolis e no ano passado venceu as 500 Milhas largando na pole position. Detalhes.