sábado, maio 23, 2009




A equipe Penske já venceu catorze vezes em Indianápolis. Todos os anos eles voltam aqui pra buscar mais uma vitória. E não poupam recursos pra fazer o melhor. Muitas vezes o melhor não é suficiente pra vencer. Principalmente numa prova tão longa e difícil, com tantos adversários no mesmo nível e ainda com o clima imprevisível do estado de Indiana.
Mas no que é possível trabalhar os técnicos da equipe trabalham. Prioridade é garantir uma boa posição nos pits e isso começa no Pole Day. Quem sair em primeiro na corrida tem a melhor posição nos pits, a primeira, na cara da saída para a pista. E Hélio fez o trabalho conquistando a pole com Ryan Briscoe logo atrás.
Na competiçãode pit stop mais uma chance de mostrar que os mecanicos estão prontos enfrentar o desafio de até nove paradas para reabastecimento e troca de pneus durante as 200 voltas da corrida. Pela quarta vez em cinco anos, lá estão os mecanicos do carro número tres como os mais rápidos, 7.9s na final contra os mecanicos de Marco Andretti.
Detalhes. Como a camera que a equipe mantem logo acima do local onde param os carros durante o reabastecimento. Ela grava todo o trabalho da equipe que depois analiza erros e acertos de todos.
E entre esses detalhes tem até espaço pra um medidor de pressão feito no Brasil. Esse dispositivo fica logo na saída da mangueira de abastecimento e mostra como está a pressão do combustível lá dentro.
Essa é uma informação importante pois, ao contrário da F-1 onde o reabastecimento é feito usando uma bomba pra colocar o combustível sob pressão, na F-Indy o reabastecimento é feito com a pressão natural, da gravidade. O tanque fica numa posição mais alta e é só a pressão atmosférica que "empurra" o combustível para o tanque do carro. Saber a pressão naquela hora ajuda a prever como será o próximo pit, quanto tempo ele pode demorar. Como o reabastecimento é feito só com a pressão atmosférica, a quantidade de combustível dentro do tanque da equipe é fundamental para calcular a velocidade do reabastecimento.
Enfim, detalhes para colocar mais emoção na prova deste domingo. Afinal nada disso é arma secreta ou é capaz de decidir, sózinho, o destino da corrida. Se fosse o treféu iria direto para um dos carros da Penske. E veja que mesmo assim teríamos uma bela disputa.

Neste domingo, 24 de maio, na Band a partir das 13h45min.