segunda-feira, julho 27, 2009

Punições e estudos


O tempo esclarece e nos ensina. Felipe Massa está se recuperando muito bem lá na Hungria e se depender do ritmo no qual ele sempre fez as coisas, rápido, logo estará nos surpreendendo positivamente. Já está, na verdade.


Mas o que podemos dizer das atitudes da FIA depois do GP da Hungria? Punir a Renault pela roda solta do carro de Fernando Alonso, logo depois do primeiro pit stop resolve ou é apenas um recado? Se é pra punir o erro da equipe por que não punir também a equipe Brawn GP que até agora nem disse o que quebrou nem porque no carro de Rubinho naquele treino? Uma mola solta de um amortecedor....peça que tem além de parafusos e pinos, tem porcas e contra porcas...quebrou, soltou...e ficou saltando na pista.

Afinal, erro de equipe ocorreu nos dois casos. Um ocorreu na montagem de uma roda na correria natural dos pit stops. O outro ocorreu por faldiga de material (?), ou falha de montagem(?) e,nos dois casos, foi "culpa" da equipe.

Uso "culpa" com aspas aqui porque não acredito em algo premeditado. Aconteceu, foi erro. Mas se vale punir um caso o outro, repito, deve seguir a mesma linha.

Mas a incoêrencia da FIa vai além, já que durante a largada no GP da Hungria Kimi Haikkonen "abanou" para todas as direções a sua Ferrari e nada aconteceu com ele. A Fia anunciou que investigava as ações do finlandês logo depois da largada, mas ao final não houve punição. Na prova da Alemanha Mark Webber fez um movimento parecido e acabou punido com um drive through. Webber tocou a lateral do carro de Rubens Barrichello e Haikkonen tocou a roda do carro de Sebastian Vettel. Diferenças aqui foram quais mesmo?

Mas ações conscientes e estudadas da FIA esperamos agora, depois dessa sequência de acidentes. Henry Surtees e Felipe Massa foram vítimas de pedaços de carros e das características dos monopostos. Cockpit aberto é a essência desse modelo, peças e rodas voando pela pista, não.





Um comentário:

Bianchini disse...

Eu só não conseguí entender como uma mola - uma peça em tese mais "protegida" no carro - foi sair voando daquele jeito. Nem na F-Alpie, com os F-Ford de mais de 20 anos atrás, isso acontece.