terça-feira, julho 28, 2009

Mudanças na Indy


Se as corridas estavam perdendo emoção a direção da IRL está apresentando uma série de mudanças nos carros já para a corrida do próximo sábado, a décima segunda etapa no oval de uma milha e meia do Kentucky.


Até a prova de Richmond o que vimos foi a restrição de regulamento atrapalhar a essência das corridas nesse tipo de pista, ou seja, as ultrapassagens constantes. Tudo foi padronizado, até mesmo a distância entre eixos dos carros. O problema foi a adição de flaps nas asas traseiras que acabou provocando o mesmo efeito que os carros da F-1 costumavam ter, turbulência que atrapalha o carro que vem atrás e impede a aproximação para ultrapassagens.


A partir da prova de Kentucky no próximo sábado, esses flaps estão retirados e a parte final das laterais dos carros, logo à frente das rodas, pode ser modificada pelas equipes.


Além dessa libração aerodinâmica os carros também vão ter mais potência no motor, a ser administrada pelos pilotos durante a prova. Trata-se do botão "push to pass" que vai usar uma alteração nas centrais eletrônicas para liberar de cinco a vinte cavalos de potência durante doze segundos. Essa potência varia assim por causa dos mapas de alimentação de combustível que o pilotos já utilizam. Se for no mapa de mistura mais rica a potência é a menor.

Tanto o tempo de liberacão de potência a mais quanto a própria potência disponivel será decidida pelos organizadores à cada corrida, baseando-se no tamanho da pista.

E pra não ficar só nisso os pneus também serão revisados em seus compostos. Mais aderência deve dar mais tranquilidade para os pilotos arriscarem mais durante a prova.

Com isso a corrida de Kentucky no próximo sábado vai ser imperdível. Se não pela garantia de mais ultrapassagens, pelo imponderavel resultado, já que pilotos e equipes que vão usar tudo isso de uma vez e sem treinos preparatórios. Quem sabe tanta novidade não recoloca a equipe Andretti/Green de volta no circulo da vitória...para variar, pelo menos.

4 comentários:

Jonny'O disse...

Celso , existe alguma possibilidade de entrar outra marca de chassi na categoria ?

Do jeito que está ,monomarca ,tá um saco!

Brun@ disse...

Celso, tem mais mudança do que eu imaginava (até agora eu só sabia do push-to-pass), isso é ótimo de saber! Não perdi a Indy na fase de "mesmice", não perderei agora.

Obrigada por informar, salvou minha semana! xD

Anônimo disse...

boas novidades, tomara que ajude a tirar a Indy da mesmice que está (Penske e Ganassi em domínio)

Bianchini disse...

Esperemos que funcione! Aprova do milhão (a.k.a. Iowa Corn 300) foi muito chata e a de Richmond também.