terça-feira, junho 02, 2009

Engrenagens


Na caixa de câmbio de um carro da Indy as engrenagens tem relação bem próxima nas ultimas duas ou três marchas quando vão para pistas como Texas, sede da sexta etapda neste sábado, dia 6 de junho.


No ano passado as relargadas foram dominadas pelos carros da Penske pois a equipe escolheu duas marchas finais ao invés das três que deram aos carros da Chip Ganassi aquele fôlego a mais, depois do carro embalado. Três finais e mais facilidade de comandar o pelotão, além de economizar combustível. Duas finais, mais giros, mais força e, claro, mais chances de pular na frente. Aposta clara em muitas bandeiras amarelas naquela corrida de 2008 que teve 28 inscritos. E foram oito bandeiras amarelas. Uma que durou até a quadriculada. E o pulo final que Helio queria pra vencer a corrida não aconteceu. Dixon ganhou.

Neste sábado teremos vinte e dois incritos e quem sabe isso não faz a Penske mudar de estratégia...será? Bandeiras amarelas por acidentes costumam acontecer perto do fim, também. E no fim elas decidem pois agrupam os ponteiros. O que seria melhor? Mais torque para poder relargar e ultrapassar no final, andando no tráfego ou mais facilidade de liderar e com alguma economia, compensando o fato de se estar abrindo o ar para quem vem atrás?

Numa categoria onde pouco se pode mudar nos carros, as pequenas engrenagens que vão lá na caixa de câmbio, ajudam a decidir a brincadeira. Vai valer conferir no sábado a noite.

Um comentário:

Unknown disse...

Boa Celso.
Comentários liberados hehehe...

Já virou leitura obrigatória.

Abraços

Thiago Alves