quinta-feira, junho 04, 2009

Briga Boa


Suzuki versus Yamaha versus Honda versus Sundown versus todos os que pensarem em entrar num mercado que poucos apostavam até que a Suzuki trouxe o pequeno Burgman. Scooters se popularizaram na Itália do pós guerra e depois que os chineses e japoneses incrementaram o brinquedo nos anos oitenta e noventa, transportam jovens de todas as idades pelas mais movimentadas cidades européias.


No Brasil desde os anos cinquenta, com arroubos nacionalistas nos anos setenta, importações desastradas nos oitenta, os scooters são hoje um passo sofisticado para o mundo das duas rodas, sem risco do usuário ser confundido com a atitude de "motoqueiro". (Apesar de eu mesmo já ter visto muito usuário de scooter fazendo "M" no trânsito e se comportanto como o mais fedorento dos vândalos. Educação não escolhe veículo...)


Com câmbio automático, motor que varia de 90 até 500 cilindradas ( dos modelos disponíveis no Brasil), os scooters garantem agilidade na cidade com economia de combustível, praticidade, pelo espaço para carga debaixo do banco e uma bela dose de charme que deixa o veúculo simpático a todos os públicos.

A Sundown trouxe os primeiros Future que se fizeram notar, a Yamaha experimentou um ou outro até apostar na Neo e a Suzuki nadou de braçadas com a Burgman 125 que convenceu pela velocidade e pelo financiamento que a J.Toledo fez para os clientes.


Muito bem, todos felizes ampliando o mercado mas agora a Honda vem pra elevar os números de vendas dos scooter trazendo o modelo 110. E vem arrasando com injeção eletrônica, refrigeração líquida e espaço para dois capacetes debaixo do banco. Com a força de suas concessionárias vai vender muito e se tornar líder de mais esse mercado. Ótimo, mais opção pra quem, como eu não dispensa os veículos de duas rodas pra se mover na cidade. Confesso que prefiro a Neo pelas rodas de aro 16, mais seguro na buraqueira da cidade. Apesar de que depois que experimentei o scooter modelo classic da Iros Motos, percebi que bem reguladas as suspensões de um scooter copm rodas de aro 10 polegadas podem surpreender mesmo os espíritos mais off road.


Na foto, o Burgman 400, sonho de consumo que une a agilidade na cidade com a velocidade suficiente pra pegar estradas.


Nenhum comentário: