segunda-feira, junho 15, 2009

Danica na Nascar


Beleza de sobra, personalidade elétrica e ainda consegue ser uma profissional eficiente. Danica Patrick estaria na alça de mira dos organizadores da NASCAR nesse momento difícil para o mercado e para a categoria americana. Danica seria uma injeção de ânimo, ou melhor de grana, uma possibilidade a mais de atrair investidores, hoje mais seletivos quanto a possibilidade de retorno de seus investimentos. A Nascar tem perdido audiência nas TVs americanas mas ainda está na frente de outras modalidades esportivas como a NBA. Com Danica as chances são de melhorar essa audiência, segundo os próprios organizadores.


Que faz sentido, portanto, faz. Mas minha dúvida é quanto a vontade da Danica de passar pelo aprendizado difícil e moroso que a Nascar exige. Não sei se ela estaria, na condição de estrela disputada e capaz hoje de atrair mais dinheiro para a categoria, disposta a correr nas provas da ARCA, ou ainda tentar a sorte nas picapes e fazer as milhas e milhas em treinos particulares necessários pra aprender a andar em carros bem mais pesados que os Indycars e sem a mesma eficiência aerodinâmica que a segura nos ovais que ela agora começa a compreender. Está bem no campeonato da Indy em quinto com 167 pontos.


Nem vou aqui falar do calvário de Sam Hornish Jr. tricampeão da Indy que passou um ano se classificando pra poucas corridas da Nascar, pois além de ser piloto da Penske, Hornish ainda encontrou a Nascar com grande número de inscritos por prova, coisa que a Danica nem enfrentaria dado que a atual crise deixou muita gente de fora da categoria. Somento um piloto este ano ficou de fora depois de treinos classificatórios.
Nem preciso falar de Dario Franchitti que voltou a Indy este ano ou que Juan Montoya fez quietinho o mesmo caminho que antes Tony Stewart percorreu pra aprender a dirigir os stocks americanos naqueles ovais.

E ainda me pergunto se mesmo patrocinadores interessados na bela imagem de Danica estariam dispostos a vê-la andando no fim da e por quaqnto tempo. E me pergunto também se a própria Danica, com seu gênio explosivo e competitivo, aceitaria quietinha, mas de bolso cheio, a rabeira do grid e as gracinhas dos marmanjos da Nascar, menos afeitos ao estrelismo dos recém chegados.
Os assessores de Danica desfilam na Nascar e fazem os contatos necessários. Antes de Migrar ela sabe que precisa convencer como piloto. E neste doningo ela terã mais uma chance no oval de Iowa.

3 comentários:

Unknown disse...

Celso.
Essa sondagem da Danica voltou a tona agora. O contrato dela com a Andretti-Green está para acabar e pode até servir como uma pressão para conseguir um contrato melhor ($$$) para ela.
Ela também nunca declarou abertamente que deseja ir para a Nascar.
Para a categoria, seria sensácional contar com ela, mas como você mesmo disse, ela teria que treinar muito, passando por divisões menores até se sentir capaz de correr entre os grandes.

Abraços

Thiago Alves

Cássia disse...

Passei pra ver como esta tudo :)

Brun@ disse...

Post com boas observações Celso.

Até onde eu concluo, ir pra NASCAR em troca do dinheiro, com o perdão da expressão, é pra ferrar com a carreira que ela segue construindo na Indy.

Bem legal sua observação acerca dos "marmanjos da Nascar". No mais, estão precisando do poder do nome e da imagem dela, e não do "eu piloto".