terça-feira, outubro 20, 2009

O Campeão

O Campeão

Ross Brawn estava emocionado. A ultima volta da prova de Interlagos foi quase um alivio para o inglës que viu seus carros chegarem apenas em quinto e oitavo lugares na prova, mas com pontos suficientes para trazer pra casa dois título de campeão. Dos contrutores e de pilotos.
Devagar Ross Brawn desceu do pit wall e caminhou para a equipe que o esperava. Olhos marejados, foi abraçado por seus colaboradores.
Há oito meses o carro que ele projetou foi pela primeira vez para a pista e logo de cara impressionou. Um dos mais velozes nos treinos coletivos, com a carenagem toda branca, e pilotoado por dois pilotos desacreditados, a maioria correu em dizer que era só pra impressionar, que na verdade os carros da recém criada Brawn GP só estavam querendo atrair patrocinadores. trataram como piada o desempenho da estréia. até que vieram as vitórias. Seis em sete corridas.
Neste 18 de outubro de 2009 ao descer do pit wall pra comemorar de forma comedida com sua equipe, ele provava que todos os cálculos e economias feitos durante a transição de Honda para BrawnGP compensaram cada noite mal dormida. Campeão Mundial agora com um time enxuto, pouco dinheiro e mais que tudo um time que ele montou com o que restou da milionária Honda. Depois de seus títulos com Beneton e Ferrari ninguém duvidava de sua capacidade como projetista nem como estrategista, mas como dono de equipe suas capacidades foram testadas em cada uma das dificuldades que enfrentou. Politicamente teve força pra manter suas soluções aerodinamicas. Economicamente negociou com a Honda que manteve os investimentos e ainda manteve a verba que a FOM deveria repassar a uma equipe que não existia mais. Nos recursos humanos acolheu dois pilotos que estavam desacreditados e atraiu técnicos para a equipe mais com seu carisma que com altos salários. O apoio da Mercedes apareceu na hora certa mas os cálculos necessários para reprojetar o carro que teria motor Honda foram muitos. Acertar cada uma dessas contas foi fundamental para que ele pudesse comemorar desta vez. Um campeão completo que só faltava saber acelerar. Mas ninguém é perfeito....

Nenhum comentário: