terça-feira, novembro 17, 2009

Beira de estrada


A rodovia BR116 está sendo privatizada. Aos poucos, e com as graças do pedágio que no trecho sul, depois de Curitiba cobra dois reais e setenta centavos, a estrada ganha melhorias. Aos poucos mesmo. Ainda temos pista simples de mão dupla, mas ao menos a sinalização de solo é das boas. Viajamos na madrugada do último domingo, debaixo de chuva, aproveitando o pequeno movimento por causa do horário e condições climáticas.
O melhor da viagem foi a economia do carro que usamos, um Peugeot Escapade. Motor 1.6 que com gasolina fez 495 km entre a estrada desde Curitiba e também as ruas de São Paulo nesta terça feira. E o computador de bordo ainda indicava mais 103km de autonomia. Impressionante.
O curioso da viagem foi mesmo ver que na parte de planalto do Paraná e Santa Catarina, onde a BR116 passa, temos muita cultura regional nos ensinando. Em Santa Catarina, por exemplo vimos o quanto a cultura alemã influencia. O local da placa da foto é dos mais bucólicos. Tem escola com o mesmo nome. O curioso é que esse nome de família de origem alemã não é lá dos mais auspiciosos em inglês. De qualquer forma, em bom português, ali estava a indicação do local. Coisas do Brasil que tem lá no nordeste a família Rola.

Nenhum comentário: