Como voces ja devem ter visto e lido a F-Indy deve mesmo aportar no Brasil em 2010.
As conversas e trabalhos pra sediar uma prova da categoria já estão adiantadas e pelo interesse mútuo, Indy e seu patrocinador brasileiro a APEX BRASIL, uma agencia de fomento de exportação, deveremos mesmo ter a corrida no mes de março, começando a temporada. Do mesmo jeito que nos anos 70 e 80 abríamos a temporada da F-1.
Conversei com os diretores da Indy e me disseram que há tempos eles querem começar a temporada ainda no início de março mas o calendário de eventos esportivos nos Estados Unidos nesse mes é bem concorrido. Principalmente com os esportes Universitários, sucesso de público e mídia de um tanto que no Brasil a gente nem imagina. E ainda há o problema de no mes de março termos o fim do inverno confinando as possibilidades de pista apenas nos estados do sul dos EUA. Com isso, começar a temporada no Brasil, como me disse esse dirigente, faz todo o sentido.
Das cidades que podem sediar a prova acho que a ideal seria Ribeirão Preto. Pelo público, pelo ambiente da região a prova lá seria enorme sucesso.
Mas temos de considerar fatores como popularidade internacional. A Indy estaria indo para o interior de um país em desenvolvimento e chamar a atenção da mídia mundial correndo lá seria mais difícil. Nesse caso o Rio de Janeiro seria a melhor opção. Com a beleza da cidade já consolidada mundo afora, a Indy no Rio seria sucesso garantido.
O problema do Rio é que iria faltar público. E como a pista seria contruída usando as avenidas do aterro do flamengo, o traçado não seria dos melhores.
Por isso acredito que uma terceira opção é a que vai vingar, Brasília. Sede do governo federal, Brasília tem um belo autódromo que seria reformado e ficaria em perfeitas condições para outras categorias. Com o autódromo reformado e ainda com a possível repetição da Indy alí por pelo menos tres anos, a Indy traria um grande benefício para o automobilismo brasileiro. Sem falar que não faltaria público também.
Se fosse pra votar, votaria em Brasília para a Indy 2010.