quarta-feira, julho 14, 2010

NOVO CARRO DA INDY

Pensando em segurança e baixo custo a Indy anunciou o novo chassi a partir de 2012. Na verdade o chassi vai ser quase o mesmo, com a Dallara vencendo o fornecimento da célula de sobrivivencia de modo exclusivo mas abrindo a participação das equipes e de outros fabricantes na construção e fornecimento do pacote aerodinâmico.

Peças como laterais, tampa de motor, asas...um bocado de coisa. Tanto que esses novos fornecedores poderão fazer carros visualmente bem diferentes uns dos outros e poderão também batizar esses carros. Imagino já um Ganassi e um Penske brigando nas pistas com soluções diferentes para as questões de velocidade em retas e pressão aerodinâmica nas curvas. Ok que tudo terá de ser aprovado pelos comissários antes de ser colocado em prática, nas pistas, mas já é um estímulo para as equipes.

Mas é exatamente ai que resta uma possibilidade de aumento de custo que deve ser muito bem fiscalizada pela Indy. Quem tem mais, gasta mais e pode andar na frente. Tudo bem que já é assim, mas o custo 45 por cento menor do novo chassi pode sumir logo de cara. Mas se essa é a essência da competição, pelo menos as quipes terão esses 45 por cento a mais pra gastam no estudo e construção de suas próprias soluções.

Estou otimista, como sempre. Acho que esse pacote foi inteligente em manter a Dallara e tudo que ela desenvolveu na segurança desse chassi, da cëlular de sobrevicencia que os pilotos usam hoje. Um novo fabricante teria uma defasagem no inicio, algo que não pode acontecer quando se fala de uma categoria que acelera em oval. Esse tempo já passou.
Agora aguardo pra saber quem seriam os fornecedores dos motores V6, turbo com 2,4 litros.

Nenhum comentário: