segunda-feira, agosto 10, 2009

Scott Dixon?




Faltam quatro provas para o encerramento do campeonato da F-Indy e três pilotos podem chegar ao título. Scott Dixon, Ryan Briscoe e Dario Franchitti.
Matematicamente Helio Castronevesainda estaria nessa briga, mas depois do décimo segundo lugar em Mid Ohio e pelo sistema de distribuição de pontos da Indy não acredito que ele consiga tirar a diferença. São 101 pontos.

E dos que disputam o título aqui vai meu favorito,
Scott Dixon!
Não apenas pelo que ele mostrou ate aqui no campeonato, mas pelo que ele mostrou nos últimos três anos. Dixon foi vice em 2007 quando perdeu por pouco para Dario Franchitti e no ano passado dominou. Este ano o equilíbrio de forças coloca agora dois pilotos da Chip Ganassi e um da Penske na briga mas Dixon parece estar mais preparado pra ser campeão. Inteligente, sabe executar com perfeição as estratégias montadas por Mike Hull, elemento chave das vitorias e desse possível título, o terceiro do já recordista de vitorias na Indy com 20 triunfos.

Dia 23 de agosto eles correm em Sonoma na Califórnia onde Dixon fez a pole em 2006 e venceu em 2007. Em Chicago( dia 29/08) o neozelandês nunca venceu, mas tem quatro segundos lugares sendo três nos últimos três anos. No ano passado ele foi para o pódio como vencedor, mas depois de revisar as imagens e registros da chegada algumas vezes a direção de prova percebeu que Helio havia vencido por apenas três milésimos de segundo.
No Japão( dia 19/09) o histórico de Dixon mostra apenas um terceiro lugar no ano passado como melhor resultado. Em Miami, sede da ultima corrida, Dixon venceu em 2003 e no ano passado, exatamente quando conseguiu seus titulos.

Mas melhor que olhar para o passado é perceber o momento desses pilotos. Se essa seqüência de corridas finais fosse acontecer no espaço de um mês, com pressão máxima, apostaria ainda mais no Dixon. A tocada dele em Mid Ohio foi perfeita!
Como o campeonato só acaba na prova de Homestead, dia 10 de outubro, outros fatores podem entrar na conta e fazer Briscoe e Franchitti mais fortes na briga. Mesmo assim, aposto no neozelandês. Cabeça fria e concentrado, acho que ele este ano iguala os três títulos de Sam Hornish Jr. pra depois, quem sabe, dar uma de Valentino Rossi mudando de equipe pra buscar um quarto triunfo.

Gil de Ferran que revelou seus planos de montar um time na Indy em 2010, sempre rasga elogios para o neozelandês diz que Dixon. Dixon já pilotou pra ele na ALMS e poderia ser sondado para a missão de comandar o novo time. Alguém pode dizer que trocar time grande por time pequeno é mau negócio, mas quem é que disse que Gil vem pra Indy com outra coisa na cabeça que um título? E logo.

Um comentário:

Diego Maulana disse...

Acho que além do Hélinho, podemos excluir o Dario também Celso. A briga deve ficar mesmo entre Briscoe e Dixon e nessa tenho que concordar com você de que o neozelandês é muito mais preparado para ser campeão. Mas a diferença entre os dois é muito pequena. E o Briscoe tem mostrado regularidade. Essa temporada será decidida na última etapa mesmo.