quarta-feira, abril 29, 2009

Valentino na Ilha de Man

Antigamente a gente dizia que "tem de ser muito Homem" pra fazer tal coisa. Era pra destacar a coragem de alguns atos como fazer de pé embaixo, ou mão colada, a curva um do antigo traçado Interlagos.
Uso essa figura de liguagem pra dizer que na chamada, Isle of Man, a Ilha do Homem, o piloto tem de ser mesmo muito macho pra encarar.
Primeiro porque o traçado tem a ridícula quantidade de 60 quilometros. Isso mesmo, sessenta! Depois porque não há área de escape, nem proteção nos postes, muros e pontes que compoem os desafios das seis voltas que devem ser completadas. Tem curva de primeira marcha e retas pra esquecer o limite dos giros do motor. As máquinas têm as mais variadas cilindradas e configurações e a prova, que nasceu em 1907, foi sede do GP da Inglaterra até 1977.
O atual Homem, o cara, do motociclismo Mundial, Valentino Rossi, fez uma visita a Ilha e deve andar por lá. Cortezia do patrocinador Dainese, fabricante de equipamentos de segurança pra motociclistas. Valentino só vai fazer uma exibição e não vai participar da competição maior, marcada para dia 30 de Maio.
Apesar dos oito títulos mundiais, Valentino não está nem perto do Homem da ilha, o inglês Joey Dunlop que entre 1977 e 2000 venceu 26 vezes a prova, acelerando nas mais diversas categorias de motos.
Dunlop ficou famoso como o Rei da Estrada por conta dos tantos sucessos na Ilha e faleceu aos 48 anos no ano de 2000, um acidente numa corrida na Estonia.
Desde então, o Homem da Ilha tem sido John Guinness. Com 14 vitórias ele é o cara a ser assistido no final do próximo mês.
E pra quem gosta de vídeos legais na Internet, vá ao YouTube e escreva o nome da Ilha pra conferir uma voltinha no traçado. Você vai ver que, como se dizia antigamente, tem mesmo de ser muito HOMEM pra encarar.