segunda-feira, abril 12, 2010

Fiel ao Plano

Helio Castroneves venceu no Alabama porque se manteve fiel a um plano traçado antes da corrida. Manter o baixo consumo e fazer apenas duas paradas para reabastecimento e troca de pneus. Deu certo. Vinte e três vitórias nos EUA, dezessete delas na IRL. Trabalho de equipe, evidente.
Mas nós sabemos o quanto é difícil se manter fiel a um plano. Desde aquelas famosas resoluções de fim de ano até a corriqueira agenda do dia. Manter o planejado diante de tantas solicitações, de tantas informações novas que pintam a todo instante, nos deixam atônitos e até em dúvida quanto ao que programamos antes. Um ano inteiro de distrações, um dia todo de novas chamadas telefônicas e pedidos e informações. Um ano todo de festas e lamentações, crises e cerimônias. ë mesmo difícil.
Mas o que dizer das noventa voltas de uma corrida?
Pelo menos três grupos de pilotos em estratégias diferentes, em planos que pareciam ser mudados à cada volta sem ultrapassagem ou melhor, à cada volta sem ultrapassagem sobre Milka Duno...
Tim Cindric, presidente da Penske e estrategista de Hélio, percebeu muito bem o potencial de seus pilotos e traçou para o brasileiro o roteiro ideal para o piloto que não era o mais rápido da pista, mas que tem uma capacidade incomum de mantem um ritmo de corrida.
Nem Hélio nem Cindric se incomodaram em ser ultrapassados em um ouo outro momento da prova, sabiam que o plano maior, a vitória, estava baseada num ritmo de consumo de combustível e na percepção de que na pista de Barber poucas seriam as bandeiras amarelas.
E de quebra nos deram uma bela dica para nosso dia a dia: Gastar mais tempo no planejamento, na observação do ambiente, antes de sair por aí antendendo as demandas imediatistas. Um plano bem feito tem de ser mantido.
Parabéns Tim, Parabéns Hélio, e obrigado pela aula.

Nenhum comentário: