terça-feira, setembro 28, 2010

Marvado!

O piloto Fernando Alonso provou mais uma vez em Cingapura que é o melhor piloto em atividade. Uma vitória impecavel que marca sua presença na Ferrari não apenas como piloto, mas como líder. Líder do trabalho do time, solista da orquestra de engenheiros que sentiam sim a falta de um piloto que pudesse dar foco ao seu trabalho. Desde que perdeu Michael Schumacher, aquele que foi sete vezes campeão do mundo, faltava ao time esse solista.
A Ferrari sempre teve investimento suficiente pra ser campeã mas faltava foco ao trabalho. Lembram-se dos erros em várias provas, dos projetos que ficaram no meio do caminho, apesar de rápidos, competentes, ficavam no nível dos outros ou algo abaixo. Eu mesmo achava que era até problema de gerenciamento, procedimentos internos ruins que impediam o time de ser o campeão que tanto dinheiro investido faziam prever.
No início deste ano Red Bull e Mclaren começaram na frente, mas hoje a Ferrari se mostra recuperada. Em Cingapura, como também em Monza, Fernando Alonso liderou um time motivado e seguro de suas ações, superior nos momentos decisivos dos treinos e à cada pit stop.
Fernando Alonso chegou na Ferrari e rapidamente provou ser o elo que faltava ao time pra retornar aos seus melhores dias. Favoritos depois das duas últimas corridas, fica claro que o que falta aos adversários não é velocidade, competência de projeto, estratégias certas ou ainda esforço até físico pra vencer corridas. Falta a eles um líder.
Os outros são bons, sim, mas só Alonso é "Marvado". Era o líder a Ferrari precisava pra ser a FERRARI!

domingo, setembro 26, 2010

Cingapura, Imola e Cingapura

Meu final de semana começou com a cobertura do incêndio na favela do Real Parque. Ver famílias perdendo suas casas e tudo que puderam juntar em meses de trabalho causa desconforto em qualquer um. Profissão repórter, não pude evitar de seguir a fumaça preta que se erguia no morro ao lado da Marginal Pinheiros, entrar nas apertadas ruas do Real paurque pra contar o que via nas radios Bandeirantes e BandnewsFM. Destruição, correria e tristeza, sim, mas também solidariedade entre pessoas simples. Na frente dos prédios do projeto Cingapura, os moradores abriam suas casas para abrigar os pertences salvos de seus vizinhos. Trabalho de equipe que ajudava também os Bombeiros na tarefa de montar as mangueiras, trazendo água desde os caminhões lá na Marginal.
Sair desse cenário de guerra e ir buscar informações sobre a F-1 e o Mundial de SuperBike foi quase um choque.

segunda-feira, setembro 20, 2010

Dario e a Indy

Ao começar a fase dos ovais, Dario Franchitti estava cinquenta e nove pontos atrás de Will Power. Hoje, depois da penultima etapa do campeonato, em Motegi no Japão, a diferença é de apenas doze pontos.
dario fez um belo trabalho e Power confirmou sua falta de experiência nesse tipo de pista. Mesmo assim chega na frente na útlima etapa. Dario sabe que tem de chegar em Homestead pra vencer e que pra não depender de seu companheiro de equipe, Scott Dixon que tem andado longe do que pode, rtem de ainda largar na pole e liderar o maior número de voltas. Só isso lhe garantiria o título mesmo com um segundo lugar de Power. E olha que assim mesmo a diferença a seu favor seria de apenas UM ponto.

Se do lado da Chip ganassi, Dario não pode contar com Dixon, na Penske o jogo está bem mais claro e fácil para Will Power. A vitória de Helio Castroneves no Japão ajudou Power tirando de Dario a pontuação que já teria garantido ao escocês a ponta da tabela. Se Ryan Briscoe está mostrando mais uma vez as suas limitações na reta final do campeonato, Helio aproveita a falta de pressão sobre e ele e cataliza todas as forças da equipe.

Isso é importante para o brasileiro num momento de transição nas organizações de Roger Penske. Troca de patrocínio para o ano que vem, mudança na equipe da Nascar, com a saída de Sam Hornish Jr, e o declarado plano de correr com dois carros em 2011. Quem sairia?

MERCADO

Essa transição na Penske pega todo o mercado da Indy em ebulição. Todos sabem que poucos pilotos são assalariados, como os brasileiros. Muitos pilotos europeus orbitam o cenário da categoria à espera de um convite ou umavaga pra investir. Dinheiro é sempre bem vindo e, tirando Penske e Ganassi, todos os outros agradecem quem vier com algum "Budget" e plano comercial.

Só pra citar o exemplo mais nítido, a Milka Duno deve sair da categoria. Ernesto Viso pode ficar mais a Venezuela parece mais afeita,agora, a investir em Pastor Maldonado que ganhou a GP2 e corre com gasolina, enquanto a Indy acelera o Etanol.
Tanto a KV Racing quanto a Dale Couyne são equipes abertas a novos negócios, portanto.

A última prova da Indy promete ser das mais interessantes. Deve ser mais uma decisão de título na última curva da última volta.