quinta-feira, abril 30, 2009

Tamanho e documentos


No meio da temporada o norte americano Ben Spies vai completar 25 anos. Depois de mostrar nos EUA todo seu potencial com dois títulos AMA, passou pelo menos duas temporadas tentando algo no Mundial de MotoGP, a categoria mais importante no motociclismo mundial.

Mas os dirigentes estavam mais que contentes com os norte americanos residentes naquele campeonato, Nicky Hayden e Carl Edwards. E o garoto de Memphis no Tenessee teve de buscar uma vaga na Super Bike, o chamado WSBK. Azar do MotoGP. Perderam um piloto espetacular, inteligente e capaz de quatro poles em quatro etapas do campeonato, a bordo da Yamaha oficial.

No último domingo ele venceu a primeira prova da categoria em Assen, na Holanda, a pista chamada de Catedral do Motociclismo. Passou o experiente Noriuki Haga na ultima volta no ponto da pista onde o japonês da Ducati estava matando os adversários. Haga nem viu a passada de Spies que no final da prova ainda foi humilde, afirmando que teve sorte pois passar daquele jeito não é possível sempre.

Não foi mesmo. Na segunda bateria ele caiu na primeira volta e deixou Haga vencer, mas sem o gostinho da vingança.

Repare na foto que Spies sobra na moto com mais de 1,80cm e isso cria problemas de aerodinâmica que ele tem de superar com muita técnica. E supera.

Não perca a próxima corrida na tela do Bandsports.

Faltou o Mapa




O mapa da Ilha de Man, o mapa da prova, o mapa da mina, tantas vezes conquistadas pelo Joey Dunlop. Faltou ontem aqui está ele hoje.Repare nos pontos azuis que são os pontos onde os jornalistas acompanham a prova. Antigamente tinhamos isso tambem Interlagos quando, nas transmissões de rádio, era necessário um reporter lá na curva três e um na Ferradura. Bons Tempos? Me diga....

quarta-feira, abril 29, 2009

Valentino na Ilha de Man

Antigamente a gente dizia que "tem de ser muito Homem" pra fazer tal coisa. Era pra destacar a coragem de alguns atos como fazer de pé embaixo, ou mão colada, a curva um do antigo traçado Interlagos.
Uso essa figura de liguagem pra dizer que na chamada, Isle of Man, a Ilha do Homem, o piloto tem de ser mesmo muito macho pra encarar.
Primeiro porque o traçado tem a ridícula quantidade de 60 quilometros. Isso mesmo, sessenta! Depois porque não há área de escape, nem proteção nos postes, muros e pontes que compoem os desafios das seis voltas que devem ser completadas. Tem curva de primeira marcha e retas pra esquecer o limite dos giros do motor. As máquinas têm as mais variadas cilindradas e configurações e a prova, que nasceu em 1907, foi sede do GP da Inglaterra até 1977.
O atual Homem, o cara, do motociclismo Mundial, Valentino Rossi, fez uma visita a Ilha e deve andar por lá. Cortezia do patrocinador Dainese, fabricante de equipamentos de segurança pra motociclistas. Valentino só vai fazer uma exibição e não vai participar da competição maior, marcada para dia 30 de Maio.
Apesar dos oito títulos mundiais, Valentino não está nem perto do Homem da ilha, o inglês Joey Dunlop que entre 1977 e 2000 venceu 26 vezes a prova, acelerando nas mais diversas categorias de motos.
Dunlop ficou famoso como o Rei da Estrada por conta dos tantos sucessos na Ilha e faleceu aos 48 anos no ano de 2000, um acidente numa corrida na Estonia.
Desde então, o Homem da Ilha tem sido John Guinness. Com 14 vitórias ele é o cara a ser assistido no final do próximo mês.
E pra quem gosta de vídeos legais na Internet, vá ao YouTube e escreva o nome da Ilha pra conferir uma voltinha no traçado. Você vai ver que, como se dizia antigamente, tem mesmo de ser muito HOMEM pra encarar.

Nova base

Meu amigo Marcio Valente me ajudou muito na aquisição. Agora minha CB550 terá uma base nova para o virabrequim. Uma 'senhora' de 33 anos de idade, e muito bem rodada, merece esses mimos. Mais tarde vocês poderão conhecer a máquina em sua completa feição. Por hora fica a imagem desta nova base para futuras mil e outras milhas. Valeu Marcio!


Indy e a febre suina

Já me preocupa. Em Indianápolis uma estudante da Universidade de Notre Dame teve confirmada a gripe suina. Ela já se recuperou mas o caso alerta as autoridades da cidade que já mobilizaram os hospitais para atender e informar a população. Sua indentidade não foi revelada mas as autoridades da Universidade informaram que ela não viajou para o Mexico. Há outros 30 casos não confirmados em observação.Indianápolis vive normanlmente estes dias, sem cancelamento de atividades ou eventos com grande numero de pessoas.
Vamos monitorar porque a prova das 500 Milhas de Indianápolis, marcada para dia 24 de maio, deve atrair mais de 300 mil pessoas.
Atchimmm!!!

Bem vindos

Aqui estamos pra falar de esportes a motor, destacando a F-Indy.
Mas vou falar também sobre o meu dia a dia circulando nas ruas de São Paulo de moto ou de scooter, os mais eficientes meios de transporte nessa cidade.

Vamos lá?

segunda-feira, abril 20, 2009

Teste

Após dominar a corrida desde o início e subir ao alto do pódio da segunda etapa da Stock Car, Valdeno Brito foi humilde e dividiu os méritos da vitória com sua equipe, a RCM. O paraibano agradeceu aos chefes e disse que nunca teve um carro tão bom quanto nesta prova.

- A equipe teve mais méritos do que eu. É uma equipe nova, mas muito competente, quero agradecer ao Meinha e ao André Bragantini por tudo que estou vivendo. É uma equipe que me dá liberdade para escolher o acerto, e eu nunca tive um carro tão bom quanto nesta etapa - diz Valdeno.